SOLUÇÃO

Vídeo Vigilância

Soluções de CCTV inteligentes

Soluções de Vídeo Vigilância / CCTV / VSS

A Póstis oferece soluções de vídeo vigilância – CCTV (Close Circuit Television) ou VSS (Video Surveillance System) baseadas em sistemas analógicos e/ou digitais com sistema de visualização remota, gravação e geração de alarmes de intrusão. Sistemas com análise de vídeo e acesso a informações de gestão com acesso a reports (dados na Cloud), como por exemplo: contagem de pessoas e veículos (análise de tráfego), reconhecimento de matrículas e reconhecimento facial.

Câmara de vigilância

Vídeo Vigilância – Segurança em primeiro lugar

Devido ao aumento dos assaltos, a segurança é posta cada vez mais em primeiro lugar, juntamente com os sistemas de vídeo vigilância devido às grandes vantagens que este oferece na proteção do que é mais precioso para cada indivíduo na sociedade em que vivemos. Existem muitas soluções disponíveis e personalizáveis para cada necessidade especial, muitas delas já utilizadas por escolas, universidades, empresas, sociedades, fábricas, museus, condomínios, restaurantes, entre muitos outros locais onde exista a necessidade de vigilância 24h e com acesso às imagens em direto no telemóvel, computador, tablet, ou qualquer outro dispositivo que tenha estas capacidades de vídeo.

Sistemas CCTV / VSS – O que são?

Os sistemas de CCTV, mais recentemente conhecidos por sistemas VSS, são constituídos por um conjunto de câmaras distribuídas estrategicamente que transmitem imagens para um sistema de gestão de vídeo capaz de realizar a gravação e visualização de todas essas imagens sem pausas.

Controlar todos os movimentos

É assim possível controlar todos os movimentos de pessoas, carros, matrículas, animais, ou seja, tudo o que seja preciso controlar através deste sistema de vídeo vigilância comandado através de um centro de controlo e de registo de todos os dados. Hoje em dia, graças à tecnologia existente no mercado, é possível ter todos esses registos em direto no seu telemóvel, podendo até receber notificações sempre que um alarme for acionado, tendo assim acesso imediato às imagens do mesmo.

Segurança preventiva

Através da visualização das imagens gravadas é possível registar as causas dos eventos, atuando assim na segurança de forma preventiva. As câmaras de segurança servem como fator intimidante para qualquer assaltante, mas é necessário que os proprietários destes sistemas CCTV / VSS conheçam todas as capacidades e especificidades destes poderosos sistemas de segurança. Só assim terão o maior proveito dos mesmos e ficarão cada vez mais descansados em relação a possíveis furtos e agressões.

Opções de sistemas de CCTV / VSS:

  • Analógicos
  • Digitais
  • Híbridos

Sistemas Analógicos

O aparecimento de novos sistemas de CCTV/VSS analógicos oferecem inúmeras vantagens para os seus utilizadores, não só por possuírem uma gravação totalmente digital, mas também por superarem  todas as funcionalidades dos anteriores clássicos sistemas de gravação analógica. 

Estrutura complexa de instalação

Normalmente utilizam cablagem RG59 ou UTP com conversores, sendo esta a sua principal característica, por ter uma estruturais complexa de instalação. Isto porque necessita sempre de um cabo de alimentação e um cabo de sinal. Estes sistemas analógicos de vídeo vigilância apresentam vantagens relativamente aos sistemas de tecnologia IP, assim como algumas desvantagens, vamos agora explorar estes dois lados da moeda.

Vantagens dos sistemas com câmaras analógicas

  • Custo – Na sua grande maioria, o custo é inferior comparado com os sistemas com câmaras IP;
  • Variedade – Existe um enorme leque de modelos e formatos de câmaras de sistemas analógicos;
  • Compatibilidade – São compatíveis com todo o tipo de câmaras de diferentes fabricantes.
  • Configuração – As configurações de câmaras analógicas são bastante simples.

Desvantagens dos sistemas com câmaras analógicas

  • Custo de Instalação – Apesar do custo das câmaras ser mais reduzido, o custo de instalação é condicionado pelas redes de cablagens, com custos mais elevados e existe a limitação da distância máxima de transmissão disponível pelo cabo coaxial. Em distâncias muito grandes é melhor utilizar outros tipos de cabos, com melhores características para manter a qualidade da imagem transmitida;
  • Difícil Expansão – Existe uma limitação a nível de número de câmaras de sistema analógico permitidas pelo DVR. Caso esse limite seja atingido, teremos várias opções inteligentes para resolver o problema, tudo pensado ao máximo pormenor para proporcionar o maior conforto e segurança.

Sistemas Digitais 

Estes sistemas digitais com uma estrutura de rede RG45, que utilizam uma alimentação através de POE, ou seja, imagem e alimentação através do mesmo cabo. A alimentação do POE, pode ser transmitida através do gravador, do switch, ou de um injector de POE.

Qualidade de imagem superior

 A qualidade de imagem destes sistemas é claramente superior comparados com as analógicas. A sua estrutura é mais desenvolvida e requer estruturação de rede. Estes são os sistemas mais utilizados, desde o básico ao mais complexo.

Estrutura Simplificada

Possuem uma estrutura simplificada porque podem utilizar a rede estruturada, caso já exista. Caso não exista, basta utilizar um cabo UTP para levar o sinal de alimentação das câmaras.
 

Fibra Óptica

Caso sejam grandes distâncias, podem ser realizadas estruturas de fibra óptica, devido às características positivas para este tipo de soluções.

Câmaras de Vídeo Vigilância

Sistemas Híbridos 

Já os sistemas híbridos, são compostos por uma mistura entre os dois sistemas já referidos. Por norma não têm alimentação POE, não sendo isso um problema, dadas as soluções existentes no mercado de segurança.

Upgrade

Geralmente são utilizados quando o cliente já possui um sistema analógico e quer fazer um upgrade e adicionar câmaras digitais, mantendo as analógicas. Sendo este um método mais inteligente a nível económico. Deste modo, é possível aproveitar o sistema existente e as câmaras adicionais já poderão ser digitais e IP.

Tipos de câmaras de vigilância

 Para aceder à ficha técnica da câmara, basta fazer um clique em cima da que desejar.

Câmaras Dome

As Câmaras Dome são bastante populares por serem pequenas e discretas, o que as torna perfeitas para instalações em espaços fechados, sem chamar muito a atenção.

Cada vez mais utilizadas

São cada vez mais utilizadas em centros comerciais, universidades, escolas, empresas, condomínios, museus e todos os outros lugares fechados que optem por um sistema de CCTV / VSS com as características já referidas.

Diversos Modelos de Opções

Para esta solução de segurança existem diversos modelos de opções, entre elas as metálicas, que são as mais resistentes e ideais para espaços como lojas com circuitos fechados de gravação de vídeo 24h. Outros modelos podem possuir infravermelhos ou uma cápsula de segurança para proteção da lente. Cápsula essa que impede a perceção da direção da lente da câmara que está a filmar, protegendo possíveis indivíduos da realização de planos com base na exposição das câmaras.

Instalação de Câmaras Dome

As Câmaras Dome têm uma instalação bastante simples e a capacidade de serem facilmente alteradas de local. Cabe sempre ao nosso técnico instalador a capacidade de avaliar qual a melhor área de instalação, de acordo com as características únicas de cada caso.

Difíceis de destruir

Por exemplo, num assalto, estas câmaras são bastante difíceis de destruir, caso tenham a proteção contra atos de vandalismo.  Por outro lado, caso exista a necessidade de salientar a presença da câmara para aumentar a sensação de segurança no local onde se encontra, aí a melhor opção não será uma Câmara Dome mas talvez uma Câmara Bullet que vamos referir de seguida.

Câmaras Bullet

As Câmaras Bullet, como o próprio nome indica, são comparadas com armas de fogo e perfeitas para espaços exteriores, onde exista a necessidade de destacar a presença deste equipamento de vídeo vigilância. Estas câmaras são constituídas pelo tipo de lente fixa ou varifocal.

Sensação de Segurança

Deste modo é possível reforçar a sensação de segurança por todos os que a observam.
São facilmente adaptáveis com a grande maioria dos sistemas de CCTV / VSS e têm a capacidade de resistir a ambientes externos.

Instalação da Câmara Bullet

A nível de instalação, estas câmaras são de fácil aplicação, tais como as Câmaras Dome. Também têm uma integração com os sistemas de vídeo vigilância bastante simples.

Câmaras de Corpo 

As câmaras de corpo são utilizadas tanto no exterior como no interior, sendo que no exterior deverão usar o housing/encapsulamento específico para esse fim.

Fonte de Alimentação

A nível de fonte de alimentação, estas podem ser alimentadas pela corrente normal (230 vac) ou corrente contínua(12/24 vdc).

Lentes Fixas ou Varifocais

Assim como nas  câmaras bullet, estas lentes podem ser fixas ou varifocais, tendo sempre que adquiri-las de acordo com as necessidades da solução pretendida.

Mudar as Lentes 

Nas câmaras de corpo é possível mudar as lentes do seu interior, de acordo com as novas necessidades de cada utilizador. Nas câmaras bullet não é possível remover a lente original.

Lente mais comum

Relativamente ao tipo de lente, o mais comum são as lentes varifocais, por permitirem aumentar e diminuir o zoom da imagem registada, tendo assim um maior alcance e uma nitidez de imagem com maior qualidade.

Câmaras Speed Dome

As câmaras Speed Dome têm um zoom automático, registam imagens a 360º e podem ser controladas remotamente ou através de uma central de vídeo vigilância. São câmaras ideais para zonas com muito movimento, como espaços públicos, locais com vigilância de perímetro, estádios desportivos, ou seja, zonas com muito movimento e onde qualquer detalhe é importante para identificar um possível delito.

Rondas programáveis

Uma das principais vantagens/funções é a capacidade para efetuar rondas programáveis definidas pelo utilizador, de forma a garantir que enquanto não está a ser manuseada, esta continue a fazer a sua ronda sem que fique estática. Assim é possível uma maximização da utilização da câmara, com o aumento de pontos gravados e a diminuição do esforço exercido sobre o operador de serviço.

Segurança Inteligente

Para realizar uma segurança inteligente, estas câmaras devem ser utilizadas como apoio a terceiras, isto porque detetam o risco em primeiro plano. De seguida, é necessário aumentar a imagem através do zoom para perceber melhor o que está a acontecer, esta segunda tarefa pode ser feita remotamente ou através da central de vídeo vigilância, onde o operador de segurança tem poder para mexer na câmara com o joystick ou teclado do computador.

Controlar as imagens ao vivo

Dito isto, podemos concluir que estas câmaras só devem ser instaladas quando existe alguém a controlar as imagens ao vivo, isto porque caso isso não aconteça, não estaremos a tirar o máximo partido das particularidades que estas câmaras oferecem para a segurança ao mais alto nível. Nesse caso, existem outras opções disponíveis e certamente mais inteligentes.

Evitar ângulos mortos

Para evitar ângulos mortos de imagem, é necessário instalar sempre mais do que uma câmara, sejam estas somente do tipo speed dome ou alternadas com outros géneros de câmaras. Isto tudo para tirar o máximo proveito das câmaras, fornecendo assim a máxima segurança disponível.

Câmara fixa

Assim, é necessário existir sempre uma câmara fixa a apontar para o local onde queremos que seja garantido que não haja a mínima hipótese de falhas, ou seja, onde não pode haver o risco de aparecer uma possível ameaça enquanto a câmara speed dome está a fazer a gravação noutra zona. 

Apoio para o restante grupo de câmaras

Assim, as câmaras speed dome servem de apoio para o restante grupo de câmaras, por proporcionarem um acréscimo ao nível de segurança existente.

Instalação das Speed Dome

A instalação das Speed dome é normalmente realizada em alturas superiores, onde o acesso poderá ser mais dificultado, recorrendo a meios elevatórios, acesso a telhados e coberturas, entre outros. A nível de cablagem, precisa de um ponto de alimentação 230VAC e caso seja analógica, é necessário um cabo para a telemetria entre a câmara e o teclado/gravador.

Câmaras Térmicas 

As Câmaras Térmicas permitem a visualização de imagens através da radiação transmitida pela temperatura existente. A imagem é transportada através da emissão de raios infravermelhos, que criam imagens de luminosidades que são visíveis pelos nossos olhos. 

Temperatura corporal

Este género de câmaras consegue captar imagens em ambientes escuros, através da deteção de pessoas, objetos ou veículos, pela sua temperatura corporal. Atua em locais com uma total escuridão, bem como com forte luz solar, ou seja, é ideal para estes cenários extremos onde a segurança não pode faltar.

Medir a temperatura existente

Outra particularidade destas câmaras é a capacidade de medir a temperatura existente no seu ecrã, podendo ser criados alertas para prevenir possíveis incêndios ou uma temperatura excessiva num determinado local.

Ondas longitudinais

Estas câmaras trabalham com ondas longitudinais situadas na zona de infravermelho térmico e são maioritariamente utilizadas para realizar proteções de perímetros. 

Software

Através do software existente é possível extrair informações sobre as imagens que a câmara dispõe, pela geração de eventos. Por exemplo, podem ser criados alertas para quando surgem grupos de pessoas, veículos pesados, animais, veículos ligeiros, pessoas a certas horas, ou seja, qualquer tipo de pedido que seja importante para cada requisito de segurança necessário.

 

Câmara oculta - CCTV

Câmaras Ocultas 

As câmaras ocultas são utilizadas quando o objectivo é registar os movimentos em vídeo, sem que se perceba que tal está a acontecer.

Dissimilar a sua presença

 É utilizado quando se pretende dissimilar a sua presença, o que pode possibilitar a captação de infrações em flagrante delito.

Algo de errado está a acontecer 

Na grande maioria dos casos são utilizadas quando existe a percepção que algo de errado está a acontecer. Caixas registadoras, armários com acesso reservado, ou qualquer zona delicada onde o cliente deseja ter a certeza que nada acontece.

Fácil instalação

São de fácil instalação e a grande maioria das câmaras existentes, acabam por nunca ser reveladas. O grande desafio acaba por ser a escolha do local ideal para as instalar.

PRINCIPAIS REFERÊNCIAS