Escola jardim de infância de Lisboa
Sobre
O desafio deste case study passou por criar condições para que o portão principal da Escola Jardim de Infância de Lisboa estivesse fechado mas permitindo o acesso aos funcionários e a todas as pessoas autorizadas, como os pais, fornecedores, visitas, entre outros. O grande desafio era a necessidade de manter o portão original, que era caracterizado por ter uma traça antiga, que o torna bastante difícil de manusear.
Desafio
As caracteristicas do portão principal faziam com que ficasse sempre aberto constituindo um risco à segurança de todos, principalmente das crianças. Além disso, era necessário controlar a entrada e saída de todas as pessoas.
Solução
Instalação de um sistema de controlo de acessos com leitor de entrada e saída integrado com um novo mecanismo de abertura automática do portão. Adicionalmente foram criados dois níveis de segurança através da instalação de um intercomunicador e um sistema de CCTV para visualização remota.
Resultados
Como resultado, o sentimento de segurança e os níveis de confiança e conforto aumentaram sobretudo, o dos encarregados de educação. Com esta solução, foi possível introduzir os utilizadores no sistema e controlar e gerir os acessos de forma diferenciada de alunos, pais e funcionários. No caso dos fornecedores, em que as visitas são exporádicas, o sistema de intercomunicador e CCTV permitia a abertura remota da porta principal sem comprometer o restante espaço educativo