Case Study – Administração Prédio Rua Actor Taborda

Problema:Numa reunião no Hotel The Oitavos sobre o nosso sistema de leitura de documentos ICAR, quando o nosso comercial mostrou todas as soluções em que somos especialistas, surgiu o interesse na solução de deteção de incêndio por parte de um dos intervenientes. Deste modo, ficou agendada uma deslocação do nosso técnico ao novo local para conseguir perceber qual a melhor forma de resolver o problema em questão.

Desafio:

A proposta de solução pedida pelo nosso cliente foi conseguir instalar um sistema de deteção de intrusão num prédio de cinco andares com traça antiga, com o interior e escadarias em madeira, tendo sito todo recuperado. O sistema de incêndio pretendido seria para as partes comuns e para os apartamentos. O grande desafio foi o facto de não ser permitido cabos, calhas, tubagens, entre outros materiais à vista, bem como não ser possível abrir roços nas paredes. Isto tudo devido à delicadeza de todo o edifício e às necessidades e desejos do cliente.

Solução:

Após a análise deste projeto por parte dos nossos técnicos especializados e do engenheiro, percebemos que a melhor forma seria através de um sistema de deteção de incêndio Wireless, com a garantia de cobertura até ao quinto piso, ou seja, garantido a proteção de todo o edifício.
Inicialmente foi necessário a instalação de uma Central no Piso 0, com uma sirene e um detetor de incêndio no átrio.
Adicionalmente também foi importante instalar um detetor de gás na zona de abastecimento de gás do edifício, igualmente através de deteção por wireless.
Também foi instalado um repetidor de sinal num piso intermédio do edifício, para garantir a eficiência do sinal a 100% em toda a área protegida. Foram inseridos detetores de incêndio em todos os pisos, do 0 ao 5º, um por cada piso, bem como um em cada hall de entrada de cada apartamento, ou seja, um total de dois detetores por andar.
Deste modo foi possível garantir a segurança de todo o edifício de acordo com as necessidades e requisitos especiais do cliente.